Aston Martin conseguiu “arrumar” V8 de 430 cv dentro do pequeno Cygnet

O Cygnet é um dos modelos mais insólitos que a Aston Martin produziu. Mas se muitos o viram como uma espécie de citadino de luxo, houve quem criticasse a marca britânica afirmando que este modelo não passava de um Toyota iQ com uma "roupagem" diferente.

Agora, cinco anos depois do último Cygnet ter sido construído, a marca de Gaydon apanhou todos de surpresa e apresentou um Cygnet "vitaminado"! O pequeno motor de quatro cilindros de 1.3 litros deu lugar a um enorme bloco V8 de 4.7 litros "roubado" ao Vantage S.

Não sabemos como os engenheiros da Aston Martin conseguiram instalar este V8 "monstruoso" num carro que tem 3 metros de comprimento, 1.7 metros de largura e 1.5 metros de altura. Mas uma coisa é certa: este pequeno citadino virou um foguete de 430 cv de potência!

Este bloco aparece acoplado a uma caixa automática Speedshifht II de sete velocidades – também "roubada" ao Vantage – que envia a potência para as quatro rodas, permitindo que este "pocket rocket" acelere dos 0 aos 100 km/h em 4,2 segundos e chegue aos 274 km/h. Recorde-se que o Cygnet original precisava de 11,8 segundos para atingir os 100 km/h!

Esta transformação obrigou a que a carroçaria fosse reforçada e que as vias fossem dilatadas para receberem pneus maiores e mais largos. As novas cavas das rodas musculadas em fibra de carbono permitiram acomodar jantes de 19 polegadas e dão a este pequeno citadino um "look" bastante mais agressivo.

Todas estas modificações acrescentaram peso a este modelo. Se o Cygnet original pesava apenas 1000 quilos, esta variante V8 viu esse número subir até aos 1375 quilos. Ainda assim, a Aston Martin reivindica uma distribuição de peso perfeita (50/50), pelo que este modelo será, certamente, divertido de conduzir.

Não passa pelos planos da marca de Gaydon produzir esta versão "apimentada" do pequeno Cygnet, que o fez exclusivamente a pensar no Festival de Velocidade de Goodwood, que se realiza esta semana.

Em destaque